quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Seja um Agente de Segurança Judiciária Federal

[ Clique na imagem para ampliar ]


O nome “Agente de Segurança Judiciária” vem da lei 11.416 de 15 de dezembro de 2006 que instituiu o plano de cargos e salários dos órgãos do poder judiciário da União que em seu Artigo 4°, § 2° confere a denominação de Inspetor de Segurança Judiciária ou Agente de Segurança Judiciária para fins de identificação funcional dos servidores analistas e técnicos que trabalham na segurança dos tribunais da União. O nome do cargo é “Técnico Judiciário, Área Administrativa, Especialidade Segurança”.

Porte de armas

Os Agentes de Segurança do Poder Judiciário estão descritos entre os servidores que podem portar armas na Lei 10.826 de 22 de dezembro de2003 no Artigo 6°, inciso XI. O porte de arma dos agentes é uma decisão política do presidente de cada tribunal.

Atribuições

O servidor público federal ao assumir o cargo de Agente de Segurança Judiciária será designado para realizar trabalhos de segurança de pessoas, segurança de instalações, segurança patrimonial, direção de viaturas e atividades administrativas relacionadas a apoio da gestão do pessoal de segurança. Também é obrigatório o uso de uniformes operacionais ou roupas sociais pré-definidas, a realização de horários especiais previstos no regimento dos tribunais apenas para estes profissionais, realização de testes de aptidão física, testes de aptidão de tiro e reciclagem anual em segurança.

Vantagens

As vantagens são a mesmas de um servidor público civil estatutário regido pelo Regime Jurídico Único – RJU instituído pela Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990. Também há estabilidade, plano de saúde; auxílio creche, auxílio transporte, diárias e passagens, adicionais de qualificação por treinamentos e especializações, possibilidade de exercer funções e cargos comissionados do poder judiciário e de outros órgãos públicos, dentre outras vantagens.

Local de trabalho

Os agentes de Segurança Judiciária estão em todos os tribunais do poder judiciário da União sendo eles: Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Superior Tribunal de Justiça (STJ) nas justiças federais especializadas, Eleitoral, Federal, Trabalhista e Militar. Há um cargo paradigma de Técnico do MPU, Área Segurança que atuam no Ministério Público da União (MPU), seus agentes atuam na Procuradoria Geral da República (PGR), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e nos ramos de atuação do Ministério Público da União (MPU) sendo eles o Eleitoral, Federal, Trabalhista, Militar e de Contas, este ramo existe no Ministério Público da União que atua junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Requisitos do cargo

Possuir ensino médio; ter carteira nacional de habilitação nas categorias exigidas no concurso público; ter sido aprovado nas provas objetivas, de capacidade física e de direção veicular, quando exigidas; não registrar antecedentes criminais e ao tomar posse, apresentar todos os documentos exigidos no concurso público.

Perfil dos profissionais

Atraídos pelo salário, geralmente prestam concursos para este cargo servidores com experiência em segurança pública, defesa civil ou defesa nacional oriundos das polícias civis, polícias militares, bombeiros, agentes penitenciários, guardas municipais e militares federais das forças armadas.

15 comentários:

Unknown disse...

neste ano de 2014 a segurança judiciaria do distrito federal terá um novo componente,eu EDIVALDO NUNES MESSIAS,podem escrever isso.

Unknown disse...

Quando sai o edital?

leandromuniz disse...

Boa noite , meu nome é Leandro e gostaria de obter mais informações sobre o concurso de agente de segurança judiciária federal. Quando sai o edital,matérias de prova,salário etc...

O Administrador disse...

Isaac, gostaria de saber se um analista judiciário pode ser inspetor de segurança ou trabalhar com segurança na justiça federal?

Unknown disse...

Boa noite!estou respondendo um inquérito não saiu nada e não tem nada provado!posso fazer esse concurso

Unknown disse...

Tô esperando ate hj

Unknown disse...

Eles mandam eu espera!to esperando ate hj!mas vou sempre lá

Unknown disse...

Vou lá no MP pra sabe!eles mandam espera!tô aguardando há 5anos

Unknown disse...

Bom dia. Trt24 e trf2 abriram concurso com vagas para asj.

Unknown disse...

Bom dia. Trt24 e trf2 abriram concurso com vagas para asj.

Unknown disse...

vou fazer trt 24 .. quem for fazer add whats 67 992555576

Unknown disse...

Já está incluso o adicional de periculosidade?

Robson Oliveira disse...

Tem concurso previsto para asj???

Unknown disse...

Ola também estou no aguardo, estou na 3° região, mas nada ainda, tem alguma previsão? Obrigado!!!

Unknown disse...

Olá Boa Noite
Alguém Sabe dizer, se em 2018 abrirá concurso para Está Área