sábado, 26 de julho de 2008

Agente do TRF3-SP/MS conduzia veículo onde morreu o Desembargador Federal Jediael Galvão Miranda



O Agente Sérgio Liebermann, de 55, conduzia o veículo Santana em que se encontrava o Desembargador Federal Jediael Galvão Miranda, de 45 anos.

Segundo o site JUSBRASIL, o acidente automobilístico ocorreu no quilômetro 225 da Rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo-Rio, na região do município de Guarulhos na noite desta quinta-feira 22 de Julho de 2008.

O agente colidiu contra um caminhão que, com problemas mecânicos, parou na pista esquerda da referida estrada. O magistrado teve morte instantânea, enquanto o agente se encontra internado no Hospital Paulistano, no bairro do Paraíso, após ter passado pelo Hospital Geral de Guarulhos e Hospital Nipo-Brasileiro.

Jediael Galvão Miranda, que faria 46 anos no próximo dia 31, era baiano da cidade de Itarantim. Formado em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos, especializou-se em Direito Público em curso da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região.

Na vida profissional, Jediael foi auxiliar e escrevente de cartório judicial, delegado de polícia e promotor de justiça, até ser aprovado em concurso e designado juiz federal substituto da Justiça Federal da 3ª Região (SP e MS) em 1993. Quatro anos depois (1997), tornou-se juiz titular.

Jediael deixa uma obra prima literária, o livro Direito de Seguridade Social, que tratou didaticamente do Direito Previdenciário (financiamento e benefícios), assistência social e saúde, entre outros temas.

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/


domingo, 6 de julho de 2008

Agente do TRF3-SP/MS impede assalto a Ministro Gilmar Mendes Presidente do SFT


O Agente de Segurança Judiciária do Tribunal Regional Federal da 3ª Região - SP/MS, Darney Augusto Bessa, foi um dos agentes que impediram o assalto ao Ministro Gilmar Mendes na manhã de domingo de 29/06/2008 no calçadão da Avenida Beira-Mar, principal corredor turístico de Fortaleza (CE). Segundo o site G1, o ministro caminhava próximo a área conhecida como Volta da Jurema, quando dois assaltantes tentaram levar o cordão de ouro dele. Os agentes conseguiram recuperar o objeto. Um dos ladrões de 18 anos, foi preso em flagrante por tentativa de roubo pelo delegado Franco Pinheiro do 2º Distrito Policial, na Aldeota, onde o boletim foi registrado.

Perfil do Agente Darney (Sindjuf-PA/AP):

Darney Augusto Bessa, lotado no TRF 3ª REGIÃO (SP), tomou posse no último dia 6/06/2008 na função de Chefe da Seção de Apoio aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, vinculada à recém reestruturada Secretaria de Segurança, subordinada à Presidência do Supremo Tribunal Federal.

A nomeação premiou um longo trabalho, que começou há cinco anos, quando Darney começou a atender os Ministros nas suas viagens a São Paulo. Ele recebe há mais ou menos nove meses um convite do Ministro Ayres Brito, para trabalhar com ele no TSE, onde atualmente preside.

No dia de sua requisição, alguns Ministros do STF sugeriram que o mesmo pudesse ocupar a vaga da recém criada Seção, o que foi aceito pelo Presidente, Ministro Gilmar Mendes.

Darney é Licenciado em Direito, pós-graduado em Direito Constitucional, Direito Político e Direito Penal.

Fonte:
Boletim do SINDIJUF-PA/AP - Ano X • Edição nº 182 • quinta-feira • 12 de junho de 2008

sábado, 5 de julho de 2008

Agentes do TRT-SP realizam 350 disparos com Pistola Glock em curso de capacitação



Visando adequar-se à Resolução n.º 34/2007 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, publicada no DJ de 30.03.2007, que ``Dispõe sobre o porte de arma de fogo funcional nas atividades de segurança dos Tribunais Regionais do Trabalho´´, Agentes de Segurança Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, realizaram no ultimo dia 10 de maio de 2008, o curso de Operador de Pistola no Centro de Treinamento Tático da Companhia Brasileira de Cartuchos - CTT CBC.

O CTT CBC, cercado de Mata Atlântica, fica localizado na cidade de Ribeirão Pires na Grande São Paulo. A CBC de participação Estatal é o maior complexo industrial voltado para a fabricação de munições militares e policiais do Hemisfério Sul.

No curso de Operador de Pistola os agentes do TRT da 2ª Região, aprenderam táticas e técnicas de manuseio, identificação e correção de problemas e disparo com segurança.

Os agentes utilizaram a pistola modelo GLOCK calibre 380 e efetuaram 350 (trezentos e cinqüenta) disparos cada um.

No CTT CBC treinam constantemente agentes de segurança de vários órgãos públicos como agentes do Departamento de Polícia Legislativa, agentes da Eletrobrás Termonuclear, agentes da Agência Brasileira de Inteligência da Presidência da República, servidores do Ministério da Defesa além dos órgãos policiais federais, civis e militares.

Agentes do Serviço Secreto Americano, responsáveis pela segurança do Presidente dos EUA, também já treinaram no local.

LInks:
Resolução 34/2007.
http://www.trt02.gov.br/geral/tribunal2/tst/CSJT/Res_34_07.html
CBC
http://www.cbc.com.br/






Agentes do TRT-SP tem acesso a Rede INFOSEG do Ministério da Justiça.





O Sistema Nacional de Integração de Informações em Justiça e Segurança Pública (Infoseg) tem por finalidade integrar e prover informações dos órgãos de segurança pública, justiça e fiscalização da União, dos Estados e do Distrito Federal. A Rede INFOSEG foi criada pelo Decreto Nº 6.138, DE 28 DE JUNHO DE 2007. Aos agentes públicos cadastrados no sistema, são disponibilizadas, via internet, informações sobre inquéritos, processos, mandados de prisão, armas de fogo, veículos e condutores, organizadas em cinco módulos de consulta.

1. Indivíduos ; 2. Armas de Fogo; 3. Veículos; 4. Condutores e 5. Receita Federal

O Módulo Indivíduos é o principal e mais complexo do Infoseg e sua base de dados, chamada Índice Nacional (IN), é de responsabilidade da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça(Senasp/MJ). O Índice Nacional é um indexador das informações básicas sobre indivíduos de todo País, tais como existência de mandado de prisão, inquérito e processo judicial. Após pesquisa inicial no IN, pode-se obter o detalhamento das informações por meio de um link que acessa as bases estaduais de origem.

O acesso foi viabilizado através de convênio firmado entre o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça - SENASP/MJ. Os esforços para a realização deste convênio foram feitos pelo Grupo de Estudo e Desenvolvimento para a Qualidade - GEDEQ por solicitação dos Agentes do TRT-SP.

Veja a notícia no site do tribunal em 29/05/2008:
http://www.trt02.gov.br/html/tribunal/qualidade/infoseg/infoseg_info.htm

Agentes do TRT-SP concluem curso realizado por bombeiros



Uma turma de vinte Agentes de Segurança do TRT-SP acaba de se formar no curso “Atendimento Pré-Hospitalar Básico”, realizado no CEIB - Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros “Coronel PM Paulo Marques Pereira”, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O curso teve duração de 40 horas, e foi realizado no período de 18 a 22 de fevereiro de 2008, nas dependências do CEIB, localizado na cidade de Franco da Rocha-SP, às margens da represa da cidade de Mairiporã-SP.

O CEIB é uma referência em escola de formação de Bombeiros na América Latina.

A finalidade do curso é proporcionar conhecimentos básicos de atendimento pré-hospitalar para vítimas de trauma e casos clínicos, com base em procedimentos operacionais padronizados pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, adaptados às necessidades regionais e, no que couber, às Diretrizes 2005 da American Heart Association.

Os Agentes de Segurança do TRT-SP, durante o curso, aprenderam a identificar os principais sinais e sintomas, e adotar o atendimento pré-hospitalar para vítimas de emergências cardiovasculares; a intervir em vítimas com parada cardíaca, através de manobras de suporte básico de vida; a abordar, imobilizar e transportar acidentados; entre vários outros procedimentos.

Veja a notícia no site do Tribunal de 26/02/2008.
http://lx-sed-dwp.srv.trt02.gov.br/internet/noticia.php?cod_noticia=1547


Agentes do TRT-SP realizam curso de pilotagem defensiva e evasiva




Os Agentes do Setor de Vigilância e Segurança do TRT-SP realizaram mais um curso de capacitação profissional, o Curso Avançado de Direção Preventiva e Evasiva.

Ministrado pela Delta Force Training Protection, o curso foi criado para ampliar a capacidade de controle sobre os veículos, aliando direção defensiva e evasiva, visando prevenir e evitar os riscos de acidentes de trânsito e da violência urbana, em caso de roubo e seqüestro.

O objetivo do curso é capacitar os motoristas a manter seus veículos sob controle nas condições mais adversas, orientando-os sobre as medidas preventivas e os procedimentos de segurança necessários para evitar os riscos relacionados ao trânsito e à violência das grandes metrópoles.

Simulações de extremas situações de pilotagem foram realizadas. Houve demonstrações de como evitar acidentes de trânsito e como prever ações de pessoas e veículos suspeitos. Também foram realizados exercícios de frenagens de emergência, reversões de 180° e simulações em pistas de obstáculos, sob orientação de especialistas em segurança pessoal e instrutores de direção defensiva.

O curso de Direção Preventiva e Evasiva foi realizado na pista de treinamento do CFAP – Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Veja a notícia no site do Tribunal:
http://lx-sed-dwp.srv.trt02.gov.br/internet/noticia.php?cod_noticia=1874

Veja o site da Delta Force Training Protection
http://www.deltaforce.com.br/